top of page

Cafeteira Italiana


Essa cafeteira é também conhecida por Moka, nome oficial dado pelo seu criador, Alfonso Bialetti, em 1933. Ela é super charmosa e prática, estando presente na maioria das casas italianas. As cafeteiras italianas usam a pressão do vapor para forçar a água através de um filtro, por isso, muita gente compara o café resultante com o sabor do espresso. Isso porque ela pode produzir uma bebida forte e encorpada.


Para que o seu café saia perfeito, é fundamental escolher um café de qualidade, primeiro passo para um bom resultado! Cafés mais doces e chocolates vão muito bem neste método. Também é necessário colocar água e pó nas medidas certas.

A quantidade ideal de pó é a proporção 1:16 (1g de pó para 16 ml de água), de acordo com o tamanho da cafeteira.


Embora existam vários tamanhos de Moka, a cafeteira segue as medidas do café espresso, que corresponde a 50 ml. Portanto, se a sua cafeteria faz 200 ml (4 xícaras), calcule 200÷16 = 12,5 g, lembrando que a quantidade de pó deve ser suficiente para encher o compartimento, sem compactar muito.


Por fim, a cafeteira italiana é oficialmente o método de preparo de quem gosta de acampar e sair pela natureza por ser muito prática para servir e ter diversas opões de tamanho.

Não precisa se preocupar em carregar a chaleira, mas nesse caso é necessário o fogareiro para o preparo do café. Bons cafés onde você quiser!

 

Como fazer?

  • Coloque água na parte de baixo, respeitando o nível da válvula de segurança;

  • Enrosque o filtro em forma de funil;

  • No filtro, compartimento metálico que se encaixa dentro da base, coloque o pó de café (moagem média) até encher, mas sem pressionar muito, para que a água possa passar;

  • Rosqueie a parte de cima girando no sentido horário, respingando um pouco de água gelada dentro para que a bebida não toque diretamente as paredes de alumínio;

  • Coloque a cafeteira sobre a chama do fogão (baixa);

  • Espere o vapor atingir uma pressão suficiente para forçar a água a subir, passando pelo funil onde está o pó de café, indo parar na parte de cima;

  • Preste atenção, ao som característico como um gorgolejo quando o café começa a subir;

  • Assim que o café subir para o compartimento de cima, feche a tampa e desligue o fogo. Não demore nesse processo;

  • Sirva imediatamente em seguida, pois a Moka não é térmica.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page