top of page

PARA IMPRIMIR - COVID19: Cuidados na colheita

O Brasil é o maior produtor de cafés do mundo, responsável por 1/3 de todo o consumo mundial. Sim, produzimos cerca de 50 milhões sacas de café ao ano. Em 2020 temos ano positivo para safra, um ano que estima uma produção maior que 2019, semelhante a produção de 2018 que foi de 61 milhões de sacas. O Sul de Minas é responsável por cerca de 30% dessa produção nacional, e a nossa região Mantiqueira de Minas é composta em sua grande maioria por pequenos produtores.


Então, é muita gente pra informar e pouco tempo disponível, afinal, a safra já começou para alguns e para a maioria se inicia no final do mês de abril. Por isso, essa comunicação é importante e, principalmente, que o reforço dessa comunicação seja feita por todos nós. O COVID-19 é real, está impactando de todas as maneiras possíveis o mundo; mas o agro não pode parar. Não existe colheita em home office.


Assim sendo, a gente tem o dever de propagar os meios de se prevenir para os trabalhadores que estarão na colheita. Deste modo todos ajudamos por uma safra boa para o café e para as pessoas.


Se, essa informação é obvia pra alguns, ótimo! Mas ela deve ser difundida por aí para que todos se preocupem realmente com a qualidade de trabalho, com a segurança e levem a sério a pandemia também no campo, que é o lugar de onde vem o nosso alimento, o nosso elixir de brasilidade: café!


Como a gente pode ajudar? Muitas pessoas estão procurando por uma corrente do bem, em que possam fornecer o seu tempo/trabalho/esforço em ajudar alguém ou uma causa. Dessa forma, a minha colaboração é uma folha de papel A4 que pode ajudar produtores e trabalhadores na prevenção e combate ao Corona Vírus. Com base em cartilhas das instituições SENAR, FAEMG, MAPA entre outras e nas indicações da OMS (Organização Mundial da Saúde) desenvolvi um material simples e fácil para imprimir e ser entregue: apenas uma folha.


Para ajudar, basta divulgar ou imprimir para seus colaboradores na lavoura!



36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page