top of page

24 de maio Dia Nacional do Café


O dia 24 de maio se comemora o Dia Nacional do Café, esta data celebra o início da colheita na maioria das regiões do país, e é muito especial vivenciar esse ciclo anual que conecta o mundo através de sabor, aroma e história. A importância econômica do café também entrelaça a expertise, ciência e a paixão pela qualidade.


A cafeicultura brasileira é líder na produção mundial e grande potencial econômico nacional. Sabe-se que os ciclos de ajuste de maior e menor produção devem-se a subida ou queda de preços, principalmente. Desde a quebra da bolsa de NY em 1929 fica bastante claro que oferta e demanda alinha-se para abandono e erradicação de lavoura ou expansão e tecnologia para novas áreas em períodos ao longo dos anos.


Atualmente, as safras anuais mantém-se mais constantes mesmo que com as perdas por eventos climáticos desfavoráveis. Este ano, por exemplo, praticamente todas as regiões produtoras de arábica perderam potencial de carga produtiva e estão em alerta com as possíveis geadas e futuras secas. Na última semana (16) o mercado de café futuro (Contrato C – Jul 22) teve expressivo aumento e essa volatilidade torna-se um problema, atrapalhando a comercialização e gerando medo e incertezas nos produtores de café que também sofrem com o alto custo de produção e insumos.


Diante desta situação, a produção de café para esta safra com déficit, nos leva à questão da tecnologia e inovação para planejamento de novas áreas e renovações, usando de estudos e pesquisas validadas em novas variedades mais resistentes e adaptadas, tratos e manejo, visando não só aspectos quantitativos de resultado final, mas também maior produtividade nas lavouras e maior qualidade nas xícaras.


Com o consumo atual de café no mundo será necessário pensar sobre uma produção mais consciente em relação às áreas disponíveis e uma qualidade não só na xícara, mas também sócio ambiental para as novas exigências da geração conectada e desperta para produtos mais respeitosos com o nosso planeta. O ponto positivo é que com a pressão das inconstâncias climáticas e das pessoas que querem viver mais e melhor teremos um aumento de interesse pelas tecnologias, gerando ainda mais valor a toda cadeia produtiva.


A alta atual do café estimula investimentos novos nesse ciclo de expansão e demanda por qualidade, sendo assim as expectativas em longo prazo são muito positivas e devemos mesmo comemorar esse grão que acalenta nossos dias frios, aumentar ambição, excitação e foco segundo a maioria das pesquisas relacionadas com o consumo de café: uma das bebidas mais adoradas e prestigiadas por todos e que une pessoas fazendo conexões incríveis e aproximando culturas.


Mesmo sabendo dos grandes desafios da cafeicultura temos a certeza de que café não é só café e há muitos quesitos importantes por trás de todo esse processo desde plantio, lavouras, torrefação e cafeterias ao redor do mundo. Por isso, neste dia muito importante para nosso país em tempos difíceis, agrademos todas as mãos que plantam, cultivam e fazem crescer uma das mais belas riquezas brasileiras e desejamos sempre que a paixão por essa planta nos leve às montanhas mais altas e que possamos através do conhecimento encher xícaras de afeto e valorização de pessoas.


21 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page