top of page

Dicas para preparar melhor seu café em casa


Fazer café em casa, para a maioria dos brasileiros, é um hábito diário, mas agora com tanto café diferente e tanta novidade no mundo dos especiais, para muitos de nós, fazer café em casa parece mais desafiador.


Um bom bebedor de café adora desafios. Aqui, trago alguns dos pontos mais importantes para preparar, sem stress, um café digno de especialista. Resumo: é necessário testar, observar e procurar por cafés incríveis. E, sinceramente, espero orientá-los no melhor ritual que você pode ter: preparar seu suco de energia.


1) GRÃOS


Escolha cafés de qualidade. Para escolher entre diversos cafés especiais se atente para as informações de procedência, variedade, produtor, ponto de torra e data da torra mais recente, saiba que quanto mais informações melhor para a decisão. Além de também selecionar as notas sensoriais que mais lhe agradam ou que você ainda quer experimentar. Sempre bom lembrar que comprar café em grãos e moer na hora vai trazer uma experiência aromática incrível e frescor para seu café.


2) ÁGUA


A água é talvez uma das maiores questões que envolve dúvidas para muitos consumidores, e eles estão corretos, afinal ela constitui de 95% a 98% da bebida final! Sim, é com a água que extraímos o melhor (e o pior também) do café. Escolha água mineral ou filtrada e, sim, fervam a água! Quando falamos de café especial de torra média ou clara, a temperatura de extração deve ser mais alta (em torno de 96ºC a 97ºC, por isso é mito que não se pode deixar fervendo a água que usamos.


3) PROPORÇÃO


Acerte na proporção para o método de preparo que você costuma usar e para o tipo do grão que você tem. Geralmente a proporção base é de 10g de pó de café para 120ml de água, quando falamos de cafés de torra média, especiais. A indústria recomenda, muitas vezes, 10g para 100ml. Porém isso varia de acordo com o modo de fazer, se é coado no filtro ou numa prensa francesa, por exemplo e também com o sensorial daquele café. Para ressaltar notas exóticas pode preparar em uma diluição ainda maior (10g para 150ml), por exemplo. O ideal é testar e encontrar o que mais agrada seu paladar. Por fim, consuma seu café preferencialmente na hora.

57 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page