top of page

Cafeína no espresso e coado


A diferença mais fácil de ser notada é o modo de preparo. O café filtrado, é coado em filtro de papel ou tecido.


O método de preparação é, sem dúvida nenhuma, o mais tradicional entre todos os cafés, não só em terras brasileiras, como também nas nações escandinavas e no Japão.


Já o café espresso é produzido em uma máquina especial e a quantidade de pó por volume de água é consideravelmente maior. Vale destacar que o preparo é prático e rápido. A origem desse café é italiana, e na Europa esse é o tipo mais popular da bebida.


Segundo baristas, o café coado possui maior concentração de cafeína e isso ocorre porque nesse tipo de preparo o café fica mais tempo em contato com a água, o que faz com que uma maior quantidade de cafeína seja extraída do pó, considerando uma quantidade adequada de café coado (entre 120 a 150ml).


A xícara do tradicional café coado 150ml tem entre 150 e 300 mg da substância, enquanto o espresso 60ml varia de 90 a 200 mg. O fato é que não temos o costume de beber pouco café coado, então relativamente consumimos mais cafeína em uma xícara maior de café.


Sobre cremosidade e densidade, o café coado é menos denso do que o café espresso, justamente porque mantém contato com a água por mais tempo. Por outro lado, o café espresso costuma ser mais forte, consistente e concentrado, porque o volume de pó é proporcionalmente maior, enquanto o contato com a água é menor.


O aroma e o sabor do café espresso são mais característicos e marcantes e a acidez também é mais acentuada. O café coado tem o equilíbrio como ponto forte. Por isso, tanto um quanto outro serão ótimos em sabor e animação da cafeína.

44 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page