8 livros sobre café para todos os públicos

Não é fácil fazer uma lista de livros relacionados ao café porque são muitos títulos e ótimas perspectivas sobre nosso grão mágico favorito. Esta seleção de livros é para todos os universos, desde os que transitam na lavoura e produção, torrefadores, provadores, baristas e óbvio, os amantes de café ou coffee geeks que adoram pesquisar e conhecer mais da bebida que amamos. Portanto, a lista propõe uma viagem ao mundo do café desde o pé até a boca de quem consome sustentabilidade, história e muito conhecimento sobre café.


1- Pós colheita do café - Flávio Meira Borém


O propósito deste livro é levar informações sobre temas relacionados ao processamento do café. Tem foco nas características anatômicas dos frutos e sementes do cafeeiro, os fenômenos fisiológicos, físicos, químicos e bioquímicos que ocorrem durante a pós-colheita.

O texto destaca os aspectos relacionados com secagem bem feita em instalações organizadas e com tecnologia e eficiência para um bom trabalho final até o armazenamento dos grãos e inclui as normas e procedimentos adotados em armazéns gerais de café, classificação, beneficiamento e rebeneficiamento, sendo ESSENCIAL a qualquer produtor de cafés.



Indicado para: Produtores, principalmente.


2- Arquitetura do Café - André Argollo

O propósito do livro é dialogar entre o modo de produção do café e o impacto na própria arquitetura e fazer um levantamento histórico sobre as edificações relacionadas à produção do grão. As construções arquitetônicas analisadas fazem parte de fazendas na região de Campinas, estado de São Paulo, e de seus arredores. Todos os detalhes dos projetos são explicados e mostrados ao leitor com ilustrações e fotos atuais e históricas das edificações, muitas das quais são centenárias. Também esclarece tendências sociais da época usando como base a arquitetura das fazendas. As edificações também são usadas para desvendar diretrizes econômicas da região que um dia já foi um dos centros de produção de café no país.


Indicado para: Produtores e pesquisadores da história do café no Brasil, no desenho de maquinários, edificações e arquitetos.


3- O sonho do café - Andrea Illy


Uma xícara de café que contém o mundo inteiro, este é o livro de Andrea Illy que compartilha conosco sua trajetória e a história de sucesso da marca Illy e todo o conhecimento acumulado por gerações de sua família. No livro, ele trata a importância da busca por inovação em processos, especialidade e gestão. Fala de países produtores como o Brasil, sustentabilidade e os benefícios de uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.




Indicado para: Torrefadores e provadores, principalmente. Amantes das histórias sobre café e negócios.


4- Coffee - Tim Wendelboe


Em parceria de Tim Wendelboe e Isabela Raposeiras, a Café Editora e o Coffee Lab lançam a versão brasileira do livro mundialmente conhecido "Coffee With Tim Wendelboe". Tim discute como o café é cultivado, processado e importado na Noruega. Também explica por que algumas xícaras de café têm um sabor muito melhor do que outras. Este livro dá dicas do equipamento certo, faz uma introdução aos vários métodos de preparo da bebida e traz conhecimentos a respeito dos melhores grãos. Você também receberá conselhos sobre como servir seu café para criar a melhor experiência possivel na xícara.



Indicado para: Torrefadores, provadores e baristas.


5- Café - Anette Moldvaer


Em O Livro do Café, a especialista Anette Moldvaer aborda todos os aspectos ligados à bebida. Da história, começando pelas origens incertas possivelmente na África, às características das espécies e informações sobre o plantio e o beneficiamento, apresenta também um roteiro global dos maiores e melhores produtores do mundo, com mapas e dados detalhados. Traz também orientações passo a passo para preparar a bebida em diversos tipos de métodos e roteiro para degustação, sempre com muitas ilustrações.




Indicado para: Baristas e amantes de café.


6- Guia do Barista - Da origem do café ao espresso perfeito - Edgard Bressani


Com uma linguagem leve e inovadora, este livro traz um conteúdo amplo sobre o complexo caminho que percorre o grão até chegar ao Barista e logo depois, à xícara. Apreciadores e profissionais do Café tem agora em mãos um guia completo sobre o tema, escrito por Edgard Bressani, o primeiro juiz brasileiro a receber o Certificado Da World Barista Championship - WBC. As informações sobre o grão, aspetos da degustação e metodologias ficarão muito claras neste livro.


Indicado para: Baristas e amantes de café.


7- Perfume de um sonho - Sebastião Salgado


Neste livro belíssimo de um dos maiores fotógrafos brasileiros temos a exposição do seu olhar sobre a atividade humana do trabalho em toda a sua esplendorosa dignidade. Por dez anos de paciente observação em dez países diferentes, são fotografias de cafezais em vários períodos de lavoura. Luz e sombra criam a atmosfera de respeito que caracteriza toda a sua obra, sua exaltação e entusiasmo militante. Com suas fotografias, Sebastião Salgado convida-nos a ler o aroma do café e a "olhar para o fundo da xícara, não para vislumbrar nosso futuro, mas para ver uma longa fila de homens e mulheres que sobem por estreitos caminhos até acima das nuvens, ou que abrem caminho em selvas escuras e úmidas no lombo de mulas até chegar ao cafezal."



Indicado para: Fotografia e arte.


8- Cafés da Mantiqueira - Ricardo Martins


Este estudo aconteceu durante a safra 2020 e é uma visão atual da nossa região, Mantiqueira de Minas. Visando um olhar artístico, cultural e histórico da maior região produtora de café do Brasil – a região Sul do estado de Minas Gerais, o fotógrafo Ricardo Martins embarca em uma expedição de 45 dias, registrando as colheitas dos cafezais, seus trabalhadores, sua fauna e flora. O livro contém textos sobre a história da região e narrativas dos agricultores que entrevistou.





Indicado para: Fotografia e arte.


84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo