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#tbt da SIC 2023

Semana internacional do café em Belo Horizonte é o destaque do mês de novembro no cenário da cafeicultura e comércio de café no Brasil.


A Semana internacional do café é uma das maiores feiras sobre café do mundo e sedia importantes campeonatos de barismo, torrefação e degustação, além de proporcionar salas de cupping de negócios com cafés das regiões e selecionados pelo concurso COY - "Coffee of the Year" de realização dos próprios sediantes.


Este é sempre o momento de visualizar o cenário do café no Brasil e no mundo e as tendências que norteiam o futuro. No primeiro dia tive a oportunidade de ouvir o professor Marcos Janker do Insper SP com uma abordagem sobre a macroeconomia e commodities agrícolas e Luiz Samper, diretamente da Colômbia com uma visão ímpar sobre imagem e comunicação em vendas do café colombiano, as palavras que me marcaram foram executar o plano proposto e medir; perguntei sobre a mensuração do projeto de marca que eleva os cafés de lá e a resposta foi sobre quantidade de compradores recorrentes por total de exportações para sucesso. Que possamos refletir sobre os laços (relações) que conquistamos com a qualidade e constância para o sucesso dos cafés do Brasil.


No segundo dia de feira pude compartilhar mais sobre a importância da região e origem na negociação e coletividade de produto, mais que um negócio, o café é reflexo de todas as pessoas no caminho, desde a terra, o grão, a torra, a comercialização, o modo de fazer e os papos numa mesa de cafeteria.


E no terceiro dia, aproveitei para provar mais dos cafés disponíveis em um cupping organizado pelo IAC - "Centro de Café ‘Alcides Carvalho"; O Centro de Café realiza pesquisas científicas em diversas áreas relacionadas à cultura do café, gerando tecnologia e produtos para o segmento. Nesta degustação estavam varietais novos e sensoriais exóticos encontrados nas pesquisas que fazem do nosso país não só o maior em produção, mas também um grande fornecedor de qualidade e cafés especiais.


Por fim, temos a realização de muitos sonhos de produtores premiados em concursos de qualidade, regiões que se destacam sempre e regiões que surgem nos cuppings surpreendendo. A mágica do café é seguir rumo a constante aprendizado.

Inovação não é sobre mudanças apenas, mas aprimorar saberes que funcionam e modos de fazer locais. Um brinde ao encontro anual que nos conecta!



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