top of page

Dicas sustentáveis para fazer com a sobra do café


A sobra do pó de café ou borra de café contém grandes quantidades de compostos orgânicos, o que faz pensarmos em soluções eficientes para seu uso, em geral, na grande escala da própria produção cafeeira e indústria. Existem diversos estudos sobre o que fazer com essa potência toda de substrato que, usualmente, é jogada fora.


Em mundo que cada vez mais exige e cobra medidas sustentáveis é, de fato, dever trabalharmos soluções que criem alternativas para qualquer resíduo. Em um texto anterior, falei sobre nossa pequena produção de Cascara, o chá obtido das cascas das cerejas de café, nesse caso, uma bebida extremamente diferente vinda do que pode ser tratado como lixo na lavoura.


Obviamente, é necessário que essas cerejas não tenham sido pulverizadas com agrotóxicos e o despolpar deve ser manual ou em uma escala menor, levando em consideração toda a higiene e sensibilidade na produção. Além disso, há também a possibilidade de reuso dessas cascas na obtenção de adubo para o solo nas próprias fazendas.


Mas, o que podemos fazer com nosso lixo em casa? Essa questão permeia não só a sobra de café, mas também tudo que consumimos. Em pequena escala, o que podemos fazer com as nossas borras de café para vermos um futuro melhor nelas? Aqui, três dicas do que fazer com a sua sobra de café:


1 - Adubo orgânico. Guarde a borra de café para suas plantinhas. Mas, para um efeito positivo nas plantas você precisa tomar certos cuidados. Quando utilizada sozinha, a borra de café pode roubar nutrientes para fazer sua própria decomposição. Então, aproveite mais das suas sobras e misture em proporções iguais borra de café, cascas de ovos trituradas com cascas de banana, assim, você cria o composto orgânico ideal para seu jardim.


2 - Limpeza de pele. A borra de café é o esfoliante perfeito para uma pele de pêssego. As propriedades antioxidantes também ajudam na circulação, então pode usar no corpo inteiro. Existem infinitas receitas, mas, funciona muito bem, misturar borra de café com azeite de oliva ou óleo de coco em uma medida que facilite a aplicação.


3 - Produto de limpeza. Quem nunca se perguntou por que as lojas de perfume usam café entre um cheiro e outro? Pois é, o café neutraliza odores por conter inúmeros voláteis. São esses compostos maravilhosos que queremos no café especial e para preservá-los usamos torra fresca (recente) um excelente armazenamento do grão (local seco e bem vedado) e moer na hora. Mas, quando tudo isso já passou pelo nosso paladar e olfato a borra restante pode ser utilizada para neutralizar odores nas geladeiras; fazer sachês para colocar em armários (para isso, deixe a borra secar ao sol antes). Ou, pode ser usada para limpar as mãos depois de descascar alho ou cebola, e também como produto abrasivo para limpar e esfregar grelhas e panelas.


Curtiu? Então comece as separas as sobras de café e dar um destino mais justo para elas. Assim, contribuímos com a diminuição do lixo, com nossos jardins, nossa pele e saúde.


71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page