top of page

O que é café especial?

Atualizado: 7 de jun. de 2020


Hoje, 24 de maio se comemora o Dia Nacional do Café, esta data celebra o início da colheita na maioria das regiões do país, e é muito especial vivenciar esse ciclo anual, desta planta mágica que conecta o mundo através de sabor, aroma e história. A importância econômica do café também entrelaça a expertise, ciência e a paixão pela qualidade.


Mais da metade da produção nacional vem de Minas Gerais, estado com grande cultura de beber café e prosear. Apesar disto, o café de qualidade ainda é um mistério, até mesmo para quem está muito próximo das plantações. Isso, porque, historicamente a baixíssima qualidade da bebida foi aceitável dentro do Brasil. O movimento de cafés de excelência é muito recente e para desmistificar o que é café especial é mais que necessário um consulta ao nosso próprio modo de vivenciar novas experiências esperando sempre por momentos agradáveis.


Café especial, nada mais é que café de qualidade em todas as suas relações, desde o plantio, a colheita seletiva, a secagem e o beneficiamento correto, a trajetória da família produtora até sua concretização na torra, na embalagem e na xícara. Tudo feito a partir de uma lógica imensamente sustentável e que valoriza o trabalho, em todas as suas etapas.


Contudo, para que o consumidor possa experienciar de maneira a aderir realmente ao café especial é imprescindível ressaltar alguns pontos, como a memória afetiva, o uso do açúcar e o fato de que café e café especial têm o mesmo nome e isso torna ainda mais difícil desassociar um e outro. Assim, repertório é muito importante e não são absolutamente todas as pessoas capazes de entender a mesma linguagem profissional, dos termos usados para descrever sabor, acidez e corpo, por exemplo.


Portanto, ao apresentar café especial a alguém não seja preconceituoso com o açúcar a mais ou o modo de preparar de maneira diferente, mas sim, deixe com que a pessoa perceba, com as suas próprias referências, a diferença presente na bebida.


Neste dia, muito importante para nosso país em tempos difíceis, agrademos todas as mãos que plantam, cultivam e fazem crescer uma das mais belas riquezas brasileiras e desejamos sempre que a paixão por essa planta nos leve às montanhas mais altas e que possamos através do conhecimento encher xícaras de afeto e valorização de pessoas.



 

Segundo relatório da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) “Entre as culturas com resultado positivo no faturamento - deste ano -, destaca-se o caso do café, cujo aumento esperado é de 34,64%, impulsionado pela produção esperada 20,84% maior e pela alta de 11,43% nos preços reais, na comparação entre janeiro e fevereiro de 2019 e de 2020. Quanto à produção, segundo a Conab, a expansão decorre da influência da bienalidade positiva em quase todas as regiões produtoras, em especial as de café arábica, marcadas por maiores áreas em produção e produtividade.”


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page