top of page

Novo protocolo SCA em projeto piloto no Let’s Talk Coffee Honduras, 2023


Em Honduras, na última semana (21), foi apresentado o novo formulário de avaliação de cafés especiais do protocolo SCA (Specialty Coffee Assossiation) que tem plano piloto de avaliar os fatores extrínsecos ao grão (não só o sensorial, mas também a origem, sustentabilidade, etc.) como descrição opcional e destaca atributos sensoriais como fundamental na análise.


Hoje, a metodologia é simplificada, e nas últimas décadas o café especial evoluiu e tomou uma grande parcela do mercado, sendo assim, substancial uma revisão honesta para que produtores que trabalham com qualidade possam se destacar cada vez mais. A nova régua é também será mais ampla e os critérios mais refinados. A versão final deve ser apresentada em abril, na Specialty Coffee Expo, em Portland, nos Estados Unidos.


O fato é que, como trabalhamos com uma avalição de pontuação muitos cafés e perfis podem ser considerados 88 pontos, por exemplo, e nisto, uma gama enorme de aromas e sabores, cuja descrição não é exatamente considerada em todos os mercados. A mudança de visão do formulário será benéfica no sentido comercial, também, porque direciona mais perfis distintos para seus mercados preferidos.


O Let's Talk Coffee é um evento que reúne a cadeia de suprimentos do café afim de discutir os assuntos relevantes para um futuro melhor para todos, a importância de eventos como este é enorme, visto que também são assuntos a gestão de risco do produtor em comparação com oscilações de preço bastante bruscas nos últimos anos, previsões de safra e promoção do consumo através de brand building coletivos dos países e regiões e marketing com consistência.


Por fim, o intuito é chegar com mais precisão nos novos consumidores, chamados consumidores éticos, que costumam investigar e comprar produtos que são bons para os agricultores e bons para o meio ambiente. Não estamos falando somente sobre o sensorial peculiar de um determinado lote, mas de todo um entorno que necessita mais equidade, sustentabilidade e fairtrade.


 

Em maio, nos encontramos no SUMMIT Empreendedoras do Café 2023, em Santa Rita do Sapucaí, região da Mantiqueira de Minas, um evento impactante para todos e todas integrantes da cadeia do café e interessados no assunto. Informação, conexão, negócios e experiências. Dias 12 e 13 de Maio, 2023.



47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page