top of page

Cereja Descascado

Você já ouviu falar em cafés lavados, despolpados e CD, o cereja descascado, mas como funciona esse método de processamento em lavoura?


Antes de chegar na sua xícara o café tem uma longa trajetória na lavoura. A produção é anual e as cerejas são colhidas, daí podem ser lavadas com água corrente e separadas por densidade onde os grãos passados (bóia) são separados de verdes e maduros.


Depois disto, podem ser descascados e apenas os cerejas ficam no processo pois a máquina tem força para tirar as cascas mais "macias", assim, os furos do cilindro pressionam os grãos e fazem com que passem os cerejas (maiores) e os verdes ficam retidos. Durante esse ciclo, o fruto cereja perde facilmente a casca e vai direto para o terreiro ou secador. Por isso, ele recebe o nome Cereja Descascado (CD).


O método é ideal para regiões mais úmidas, porque evita a fermentação inadequada do café e foi pioneiro no Brasil há cerca de vinte anos. No sul de Minas a empresa Illy foi fundamental para que se estabelece esse processo, fazendo a compra dos cerejas descascados locais, ela investiu em conhecimento do produtor para cafés de melhor qualidade.


Sobre o sabor a bebida se torna mais delicada e limpa e para aprender mais você pode experimentar cafés da mesma região com métodos de processamento diferentes: no site, lançamento do microlote especial da produtora Inês Lessa Vianna.


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page