Cafetelier em números

Atualizado: Abr 18

Sabemos que empreender é ter certo feeling pro que vem por aí, calcular riscos, entender sobre demandas, comunicar bem, etc. Mas, nunca pensamos que seríamos capazes de ter a frieza e responsabilidade necessária para escolher o que fazer em uma crise. Nesta semana, estivemos ligados a uma das mais rápidas decisões que tomamos: encerrar a atividade da loja em Ouro Preto.


Para nós, é muito difícil pensar que tanto trabalho poderia acabar em tão pouco tempo, assim, nossa decisão está relacionada com as possibilidades que tínhamos, as incertezas do porvir e a vontade de continuar.


O Cafetelier surgiu em 2016, e desde então ele ocupa meu pensamento e minha força de trabalho. Naquela época não havia uma loja, ou cafeteria, eram pacotes de café especial e uma história. Lembro-me bem da primeira venda, das primeiras burocracias, do primeiro calote, do primeiro boleto gerado, da primeira embalagem, do primeiro desenho e depois, da primeira realidade concreta: nossa cafeteria no Antônio Dias, bairro charmoso e uma rua de pouquíssimo trânsito: tentamos.


Foram 5 meses em um endereço completamente fora de rota. Até que, um dia qualquer fui comprar um fusível para uma régua de energia que havia queimado. Isso mesmo, um fusível, aquele objetinho que custa uns 10 centavos. Então, vi uma placa de “aluga-se ponto comercial”, opa, bora lá ver isso. Vi o imóvel e me encantei pela estrutura pronta: alugamos, mudamos em uma semana e já começamos a operar. Depois de um ano completo, ampliamos o espaço e nos sentimos cada vez mais capazes de levar cafés incríveis pro mundo. Um coisa não mudou, eram pacotes de café e uma história.


Apesar dos pesares, hoje é dia de contar essa parte da história até aqui e como a cafeteria nos rendeu frutos e nos inspira para o que ainda vem por aí. Sabe a borra de café no fundo da xícara? Pois é, o futuro está um tanto quanto embaçado. Vamos ver e lembrar do que foi positivo, assim, nossas próximas conquistas são vislumbradas mais facilmente.


Em estudo feito pelo SEBRAE em 2019 “No Brasil, o consumo anual de café premium gira em torno de 70 mil toneladas, o que representa de 5% a 10% do consumo total no setor. Esse consumo cresce 15% ao ano, enquanto o de café tradicional aumenta 3,5% ao ano.” E qual a nossa parte nisso tudo?


Para começar, nos últimos 2 anos distribuímos em Ouro Preto mais de 2 toneladas de café já torrado, esse café serviu para experiências sensoriais, da qual impactamos mais de 400 pessoas. Na nossa experiência Ritual e Métodos de Preparo foram 132 reservas só pelo aplicativo AIRBNB, seja para grupos ou reservas individuais. Nossa nova experiência Coquetéis com café trouxe-nos quase 20 pessoas em 1 mês para o mundo da coquetelaria e coffee in good spirits. Nosso site, que também tem 1 mês de vida, já recebeu 292 visitantes únicos. Participamos de 4 feiras internacionais de café, sendo 2 no Brasil, 1 em Portugal e 1 na Espanha. Passearam em nossa parede 3 exposições de fotografia, uma de Leonardo Homssi e duas de Eduardo Tropia, fotógrafos locais e grandes amigos.


Em junho de 2019 veio uma parceria de sucesso: uma cerveja produzida pela Ouropretana que levaria nosso café e nosso nome. Não tive tempo de obter os dados de quantas garrafas já foram produzidas e quantos litros de chopp já foram tomados, mas em se tratando de Ouropretana acredito que foram muitos e muitos litros de Cafetelier Imperial Stout por aí.

Em setembro de 2019 fomos à Curitiba apresentar nossa experiência sensorial, foi a primeira vez que a experiência viajou e acreditamos que a partir de agora ela possa viajar cada vez mais.

Em novembro de 2019 fui convidada pela Revista Espresso para falar na Cafeteria Modelo da SIC (Semana Internacional do Café) sobre turismo de experiência, café especial e marca: falei sobre o trabalho feito, como podemos ajudar pequenos negócios a implementar atividades que complementam a renda e expandir ideias que podem mudar o rumo do que é realmente seu espaço de cafeteria.


Também, não sei bem em quantos países o Cafetelier foi passear, mas pelas fotos do nosso Instagram e mensagens de amigos e clientes sabemos que ele esteve em todas as regiões do Brasil e em mais de 10 países. O café é mágico sim, ele atravessa barreira sócio econômicas e nos mostra dia após dia seu poder de deixar o mundo um lugar melhor. Nossa paixão é cultivar na consciência de cada um essa cadeia magnífica que envolve o grão.


É imensamente triste encerrar esse período em Ouro Preto, mas o mundo está em transformação e o que podemos fazer diante disto é o que dizem os sábios: dois passos pra trás pra poder dar um passo à frente. Nós tomamos decisões o tempo todo, trabalhamos, criamos e muito mais. Porém, o que fazemos de melhor é conectar pessoas, e isso seja física ou virtualmente estamos e estaremos prontos para fazer. Ah, claro, nesse caminho fizemos mais ou menos meio milhão de amigos e se não foi isso, eles valem por.


Um muito obrigada e até breve, nunca sai de moda.


Fique em casa e se cuidem, temos o dever de pensar no próximo e fazer nossa parte.


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