top of page

Café e a prática de esportes


É fato que o café é famoso por conter energia em forma de cafeína, além disso é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, perdendo somente para a água! Todo mundo já ouviu sobre alguns benefícios do café para a saúde, afinal de contas, a bebida é a queridinha para começar o dia de muitos e muitos por aí.


O alto teor de antioxidantes tem sido relacionado com a redução do risco de diabetes, doenças cardiovasculares e doença de Parkinson. De acordo com uma pesquisa publicada em setembro pela European Journal of Preventive Cardiology, beber 150 ml de café moído ou instantâneo por dia pode auxiliar na redução significativa de risco de doenças cardíacas e até mesmo na morte precoce.


Para atletas que são fã do jejum intermitente, o café, puro, não quebra o jejum, claro, dependendo da forma como você visualiza o jejum na sua dieta. Para corredores, há benefícios como estimulante natural, deixando o corpo mais ativo e alerta, quando a cafeína eleva as taxas de ácidos graxos livres no sangue, ativa o efeito que poupa as reservas de glicogênio (combustível energético limitante em provas de resistência, ou maratonas), levando ao aumento da resistência do corredor.


Por ser um termogênico, ele pode sim auxiliar no processo de emagrecimento, desde que esteja inserido em uma alimentação saudável e de acordo com vários estudos sobre a cafeína, principal substância encontrada na bebida, auxilia na prevenção e tratamento de doenças por ter efeito anti-inflamatório, super necessário na recuperação dos atletas endurance.


No fim, a relação do café com o esporte vai além de energia e saúde. O café conecta pessoas, e o esporte também tem esse princípio agregador. A cafeína funciona também como um antidepressivo leve, uma vez que aumenta a ação da dopamina, um neurotransmissor responsável por produzir a sensação de bem-estar, assim como os outros estimulantes chamados, hormônios do prazer, a dopamina, serotonina, endorfina e a ocitocina são ativados através da prática esportiva.



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page