top of page

Blend de café: o que é?


A palavra blend significa nada mais que mistura e quem gosta de cafés, certamente, já ouviu falar em blends prontos. Mas, você sabia que é muito fácil fazer seu próprio blend em casa?


É um experiência sensorial excelente para quem quer ir a fundo no universo de cafés especiais. Basta dividir em proporções desejadas os cafés que estão por aí na sua casa.


Se você compra cafés de origem única, ou seja, cafés que são apenas de um produtor e variedade você tem várias matérias primas prontas para serem misturadas.


O objetivo do blend em cafés especiais é equilibrar a bebida e é feito depois da torra, já que o comportamento do perfil de torra de cada café é diferente devido sua densidade, umidade, peneira, etc. Portanto, divida em partes os grãos disponíveis e aproveite para degustar um café feito por você.


Há muita possibilidade de misturar grãos com atributos e notas sensoriais diferentes para compor um café original e único. No geral, são os atributos que você mais gosta no café que vão te orientar na hora da mistura. Por exemplo, se você tem três cafés, um mais encorpado, outro mais doce e um bem cítrico. Há as seguintes opções: se você gosta de doçura, a porcentagem maior da mistura será daquele café mais doce; se você gosta muito da acidez, com certeza, o café cítrico vai compor a maior porcentagem no seu blend. E por aí vai…


Há como misturar cafés de espécies diferentes: arábica e robusta e encontrar uma bebida mais intensa. Cafés de diferentes regiões ou países e até mesmo cafés que tiveram um beneficiamento pós colheita diferente: cafés naturais, lavados ou fermentados.


É importante entender que blends de café especial não são melhores ou piores que cafés de origem única, são uma forma diferente de trabalhar o café, sendo assim, um experiência diferente para o consumidor final. A lógica dos cafés especiais é sempre alta qualidade, sustentabilidade na rede cafeeira e comércio justo. Sabendo disto, você pode misturar seus cafés e encontrar perfis para provar e apreciar. Lembre-se sempre: beba cafés incríveis.


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page