top of page

4 Dicas sobre análise sensorial

Atualizado: 18 de abr. de 2020



Você quer perceber tudo aquilo que as cafeterias falam sobre seus cafés? Pode soar piegas, mas degustar afeta seus hábitos de bem-estar e sua relação com todos os alimentos. Aqui, coloco pra vocês 4 dicas que melhoram nossa capacidade de perceber sensorialmente um café de qualidade:


1 - O que é para você "cheiro de café"? De onde e do quê você se lembra? Quando começamos a entender essas questões a experiência fica mais agradável. Para começar uma boa avaliação sensorial a primeira dica é criar um repertório de aromas e sabores. Preste atenção nos alimentos que consome no dia a dia e tente experimentar algo novo quando puder. Não se limite aos alimentos e sinta também ao seu redor (madeira, tabaco, flores...). É uma viagem sem volta e você vai gostar de praticar.


2 - Olhe para seu café. Sempre tentamos nos atentar em outros sentidos (olfato e paladar) para avaliar bebidas. Experimentamos até o aroma que sai nas válvulas de desgaseificação das embalagens. Mas, muitas vezes, nos esquecemos da visão. Primeiro: leia as informações sobre o café que está comprando e depois, olhe mesmo para ele: grãos e ponto de torra podem ser indícios de algumas características que vamos encontrar. Também podemos observar diferentes colorações dependendo do método de extração.


3 - Respeite os processos. Provar e analisar sensorialmente uma bebida é um verdadeiro ritual. No dia em que você se propor a perceber de fato notas sensoriais e características de atributos nos cafés, concentre-se. Dê tempo para a bebida, prove desde o início da extração e espere esfriar. O café frio pode ser uma surpresa para seu paladar e assim você vai notar melhor as nuances de sua bebida. Tente identificar fragrância (cheiro do café moído) e aroma (cheiro do café pronto - extraído) antes de começar a tomar. Paciência: não desista se não perceber de cara tudo que está escrito na embalagem ou o que te falaram. A degustação é treino.


4 - Compare. Para compreender melhor um café é necessário calibragem. Faça cafés diferentes lado a lado e um mesmo café em diferentes métodos de extração para perceber as notas sensoriais com sua memória mais fresca. Aos poucos você fará analises muito mais precisas. Alguns tem mais facilidade que outros, porém o importante mesmo é se divertir e apreciar.

184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page