top of page

Treinamento e Desenvolvimento na gestão de negócios



mulher sorrindo diante de uma mesa de café com prensa francesa e várias xícaras
Treinamento no Cafetelier

No mundo dos super especializados é necessário saber a hora de treinar e desenvolver habilidades em toda a equipe para seguir competitivo e eficiente no mercado, por isso, escrevemos aqui nossa visão sobre treinamento e desenvolvimento.


Em se tratando de café, agronegócio ou cafeterias, percebemos que a capacitação focada e o desenvolvimento contínuo traz melhorias na cultura organizacional como um todo e sublinha conhecimentos minuciosos que somente a prática pode trazer.


No Cafetelier, prezamos por programas de treinamento personalizados e consultorias para cada nicho da cadeia cafeeira com formato único. Porque é extremamente importante conduzir negócios sólidos com estratégia.

Aqui, apresento 3 motivos para contratar um treinamento ou consultoria para gestão do seu empreendimento de café:


1 - Crescimento e posicionamento: os treinamentos podem levar a resultados financeiros a médio e longo prazo quando bem coordenados a partir de propósito claro. Habilidades técnicas, liderança e atendimento ao público aumentam a produtividade e melhoram o ambiente de trabalho.


2- Capital humano cultivado e cativado: quando nos atentamos às demandas dos próprios colaboradores temos uma maior retenção de talentos, ou seja um turnover menor, facilitando a gestão de processos, reduzindo custos e desenvolvendo diferencial nas pessoas.


3- Cultura de aprendizado: o aprendizado contínuo desenvolve a cultura organizacional da empresa, e não custa lembrar que a palavra convence, mas o exemplo arrasta. Ser a mudança contínua, priorizar bons feedbacks e trazer a tona as dificuldades, aprimora a equipe.


Mas e na prática, o que fazer e como mensurar necessidades e resultados? Há modelos e métodos que medem a eficácia das intervenções e nas nossas consultorias discutimos esses resultados de maneira constante: o retorno sobre o investimento das capacitações está sendo positivo? Há algumas perguntas para se fazer:


  • Os seus colaboradores estão, de fato, aprendendo com os treinamentos?

  • Há outras lacunas de conhecimento que devem ser preenchidas?

  • Os gestores estão dando suporte no treinamento dos colaboradores?

  • Quais são os benefícios que a empresa obtém com tudo isso?


No geral, mais importante que a intensidade é a constância em tudo que fazemos. Não seria diferente nas capacitações, consultorias e cursos que precisamos para nosso desenvolvimento pessoal e empresarial. O investimento em conhecimento não traz benesses financeiras apenas, ele também traz sustentabilidade aos negócios que se pretendem duradouros.


47 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Realmente os treinamentos são muito importantes, mas também é igualmente importante acompanhar e medir os resultados deles. Gostei muito da abordagem apresentada aqui. Sucesso nos próximos treinamentos!

Like
bottom of page