top of page

O tempo do café pós torra



Torra fresca
Recebidos Cafetelier em casa!

Provavelmente você já ouviu dizer que a melhor extração para sua xícara é com a torra fresca. Mas qual o momento ideal para começar a preparar seu café. Na torrefação podemos te entregar cafés do dia, mas é necessário aguardar um pouco antes de começar a preparar sua bebida favorita. Por que? Vamos lá.


Se você é amante de café sempre está buscando uma boa extração em casa, afinal, depois que o café sai da torrefação cabe à você preparar a melhor xícara possível, já sabemos que o café perde sensorial passado o tempo, mas também não está pronto logo que sai do torrador.


Dependendo da solubilidade de cada café, ou seja cafés mais complexos têm um maior nível, o tempo de espera pode variar entre 5 a 15 dias para o ápice da bebida, lembrando que a solubilidade do café é influenciada por vários fatores, como a torrefação (mais clara), a moagem, a temperatura da água e a pressão - ufa... muitos fatores interligados! Assim, depende de teste e paciência para cada vez mais compreender a lógica.


Após um mês, se bem embalado, a torra do café tende a manter as características por até 90 dias e volta a decair com o passar do tempo. Aqui, fizemos um experimento de congelar um café fresco extremamente complexo Montanhas do Espírito Santo (ESGOTADO), por 10 meses e sim, ele se manteve super bem no congelador, gostamos deste resultado e pode ser um possibilidade para você guardar suas jóias raras em casa. Atente-se para não deixar que água de freezer entre em contato com o café e uma vez fora do congelador consuma rápido (pode porcionar se quiser).


O que explica essa dificuldade dos primeiros dias do café na extração é a quantidade de gases presentes que escapam e podem resultar em pequenas bolhas quando você prepara o café. Estes bolsões de ar podem interromper o contato entre a borra de café e a água, levando a uma extração desigual dos compostos de sabor e aroma no café seco porque as partículas flutuam ao invés de se assentarem bem, no filtro por exemplo, mantendo um bom tempo de preparo.


E agora, pronto para preparar sua xícara de ouro e notar as nuances ao longo do tempo? Me conte nos comentários!



 

*Pelo princípio da Solubilidade, quanto maior for a capacidade de uma substância se combinar com a água, mais rapidamente será retirada do interior de cada partícula do pó de café. Dessa forma, se, por simplificação, agruparmos as substâncias contidas nessas partículas em ordem decrescente de solubilidade, teremos: Ácidos, Açúcares, Compostos Clorogênicos (família da Cafeína) e Óleos. Portanto, o princípio da solubilidade tem relação direta com eficiência de processo.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page