O termo "Q-Grader" se refere a um profissional certificado pelo Coffee Quality Institute (CQI) nas provas sensoriais de cafés arábica e cafés canéforas, sendo as duas principais certificações do instituto.
O Q-Arábica Grader é uma pessoa certificada que possui habilidades avançadas de degustação e avaliação de café do tipo arábica. Essa certificação é reconhecida internacionalmente e é uma das mais respeitadas no mundo do café.
A prova para se tornar um Q-grader é aplicada em diversos países, e no Brasil, ela acontece com datas específicas em Varginha - MG na sede da Brazil Specialty Coffee Association BSCA. A certificação é conquistada por aqueles que passam nas 19 provas do treinamento e são elas:
Prova teórica sobre cafés do mundo - 1 prova.
Classificação de amostra de café verde - 1 prova.
Classificação de amostra de café torrado - 1 prova.
Identificação de ácidos presentes nas amostras de café, sendo cítrico, málico, lácteo, acético e fosfórico nas composições. - 1 prova.
Sensory skills, capacidade de identificar o que é ácido, doce, sal, a intensidade dos mesmos e quais componentes têm nas amostras de solução na segunda etapa. - 2 provas.
Le nez (aromas do café) - 4 provas (enzimáticos, caramelização, destilação seca e defeitos).
Triangulação de cafés, capacidade de identificar o café diferente em 5 xícaras. 4 provas.
Percepção sensorial de ponto de torra, sendo mesmo café padrão, cru, cozido e queimado - 1 prova.
Cupping de regiões do mundo - 4 provas, sendo cafés da África, Lavados, Naturais e Ásia.
Em cada uma destas etapas é cobrado o conhecimento teórico e prático do profissional na avaliação às cegas de todas as amostras e reconhecimento das diferentes origens de cafés no mundo. Além disso, durante um período de três anos, esse especialista precisa fazer um curso de calibração para continuar com a licença em dia.
Os profissionais certificados têm reputação para produzir laudos sensoriais em seu próprio nome a fim de conectar melhor produtor e comprador. Para o produtor, é fundamental que saiba mais sobre seus lotes de café e para quem compra, quanto mais avaliações do café melhor para uma escolha facilitada e pré selecionada.
Reconhecer que um profissional especializado para provar cafés pode, além de ser uma garantia, ser uma estratégia para otimizar processos e identificar erros desde a lavoura até a xícara é um passo a mais na cadeia cafeeira.
Se você quer se capacitar mais não deixe de conferir os cursos do Cafetelier e se você precisa de um profissional Q-grader ao seu lado na produção de cafés excepcionais entre em contato.
Comments