Chá Cascara

Atualizado: Jun 7


Você conhece o chá feito com a casca das cerejas de café? Pois bem, o grão do café é só uma parte dessa poderosa planta do gênero coffea! O cafeeiro é uma multi potencialidade de prazeres humanos. Também é possível extrair bebida das flores e folhas de café.


Mas, hoje, trago aqui um pouco da história do cascara ou “coffee cherry tea”. É café, mas é chá, feito a partir das cascas dos frutos maduros tem propriedades excelentes para nosso metabolismo. Essa parte é rica em ácido clorogênico, principal substância responsável pela ação antioxidante.


Se, comparado ao café, o chá das cascas têm pouca cafeína e sabor completamente distinto. O cascara é consumido há centenas de anos em países produtores de café, como Bolívia (onde é conhecida como “sultana”),Iêmen e Etiópia. Contudo, a popularização no Brasil, maior produtor de café do mundo, não foi através de nossas próprias raízes, mas sim, de uma demanda internacional por este novo sabor.


E, como nós preparamos nosso cascara? É o seguinte: selecionamos os frutos maduros das variedades Catuaí Amarelo, Mundo Novo e Catuaí vermelho, o blend entre os frutos amarelos e vermelhos traz muita complexidade a bebida. Depois, despolpamos manualmente e colocamos para secar ao sol por cerca de 7 dias, guardando devidamente em espaço fechado à noite, para não receber umidade. Está pronto! Tem aroma herbal, sabor dulcíssimo de frutas cozidas e flores, corpo aveludado e retrogosto marcante. Um espetáculo no paladar e na saúde.


Como preparar a bebida? O chá pode ser consumido quente, puro, feito através de infusão, ou também, misturado com especiarias e outras bebidas. A versão gelada para preparar drinks é um sucesso!



Seguem as dicas:

Para cada 5g de cascas, use 150ml de água fervente.

Filtre em uma prensa francesa ou pressa, use um coador de chá, ou peneira.




21 visualizações

CAFETELIER CNPJ 23.946.883/0001-22

Rua Exp. B. Ribeiro de Mattos, 232. Santa Rita do Sapucaí  MG 37540-000

Contato direto: (31) 99180-3362

©2020 por Cafetelier. Garimpo de Cafés Especiais.