• Alan Terra

Café e cerveja contra o baixo astral


Em tempos de pandemia, em que pairam diversas esquisitices e estranhezas no ar mundo afora, o consumo de café e cerveja vem aumentando dentro das casas dos brasileiros. Conscientemente ou não. O atual cenário e a própria existência do Brasil enquanto república soberana nos obrigam a tal. Aproveitando esse gancho, eis uma ótima oportunidade para falarmos sobre a união dessas bebidas numa só.


Não falo de um mero subproduto resultante dessa união ou então de um simples terceiro produto como resultado. É mais como se fosse uma outra via dentro desse firmamento, algo como a terceira face de uma triquetra, a terceira perna de um triskelion ou ainda como o terceiro peixe que completa a representação da santíssima trindade que doutrina os devotos desse universo em particular: falo da cerveja com café.


Há quem não goste. De uma ou de outra. Ou das duas. Mas já é público e notório que essas duas bebidas em destaque têm lugar cativo no coração de nós brasileiros, de modo geral. E de maneira bem versátil. Arranjamos jeitos de alocá-las nas mais diversas situações, ocasiões e moods dessa estrada que leva a alcunha de vida, com os mais variados objetivos e buscando uma vasta carta de resultados. Na alegria e na tristeza. Na saúde e na doença. Na riqueza e na pobreza. Sempre existirá um copo de cerveja e/ou uma xícara de café ao lado do brasileiro comum, que promete amor, respeito e fidelidade em todos os dias de sua vida, até que a morte os separe.


Sim, é como se fosse uma relação de amor, com direito a todos os melodramas que lhe é peculiar. Também já é sabido que, se consumidas com inteligência e moderação, ambas angariam benefícios para nosso corpo e alma. Tais benfeitorias, proporcionadas pelo consumo consciente desses dois elixires, agem de forma eficaz em assuntos relacionados à cabeça e ao coração. Qualquer pesquisa rápida no oráculo Google irá corroborar essas palavras. Não há fake news que desminta.


Cada vez mais comum em terras brasilis, as cervejas com adição de café são uma excelente opção para quem gosta das duas bebidas. Podendo ser elaboradas de maneiras diferentes, as receitas de cerveja com café nos trazem resultados distintos. Elas podem ser claras ou escuras. Fortes ou leves. Com variados tipos de café. Podem ser feitas com grãos verdes, de torra média ou bem torrados. Assim como os maltes de cevada escolhidos para a feitura. A utilização pode se dar em etapas diferentes da produção, na fervura ou na maturação, por exemplo. A extração do café para a receita também pode ser feita de diferentes jeitos. Pode-se usar o café moído (expresso ou coado) ou fazer uma infusão com grãos inteiros, quente ou fria (cold brew). As receitas podem nos levar a diversos estilos de cerveja, com o café “atuando” de maneira mais presente no aroma ou no sabor - ou ainda trabalhando harmoniosamente as duas frentes. Os caminhos são vastos. Fato é que os resultados, independente da orientação sensorial, agradam bem aos paladares dos adoradores das duas bebidas.


Puxando a sardinha para o nosso lado, a Cervejaria Ouropretana possui dois rótulos que levam café em sua composição. A Café Lager, uma cerveja de baixa fermentação, clara, leve, refrescante e com a adição do café em grãos se dando em forma de infusão a frio, na parte final da produção cervejeira, chamada de maturação; conferindo – assim – um delicioso e marcante aroma de café para a cerveja. E a Cafetelier Imperial Stout, produzida em parceria com este excelente café. Trata-se de uma cerveja escura, forte, potente, cremosa, com boa formação de espuma e com o café “já passado” sendo utilizado na fervura do mosto, resultando em uma cerveja com sabor bem acentuado do café. Para sair do auto voto, a velha conhecida Hop Arábica, da Morada Cia. Etílica, é um outro belo exemplar.

Todavia, hoje são várias as opções de cervejas com café no mercado. Nacionais e importadas. Aproveite para dar uma pesquisada em sites de cervejarias, clubes de cervejas na internet e supermercados, pra - quem sabe - fazer aquela compra bacana e se enveredar pelo mundo das cervejas cafeinadas. E de quebra dar uma levantada no astral nesses dias tão difíceis de pandemia em que vivemos. Vale a pena! Também vale reforçar: beba com moderação e qualidade. Saúde!


Acesse o site da Ouropretana e se encante com diversos estilos de cervejas produzidos por aqui. https://www.ouropretana.com.br/ouropretana


Texto gentilmente escrito por Alan Terra da Cervejaria Ouropretana.


Foto: Leonardo Homssi da Converso Comunicação

44 visualizações

CAFETELIER CNPJ 23.946.883/0001-22

Rua Exp. B. Ribeiro de Mattos, 232. Santa Rita do Sapucaí  MG 37540-000

Contato direto: (31) 99180-3362

©2020 por Cafetelier. Garimpo de Cafés Especiais.